Cuidados com o calor

Além das confraternizações, que são comuns no final do ano, outro fator sempre marca presença nesta época: o calor. Desta forma é preciso reforçar os cuidados com a hidratação dos animais. Ofereça sempre água limpa e fresca para o seu AUmigão.
É importante ainda, tomar cuidado com os horários dos passeios, pois as altas temperaturas podem causar queimaduras nas patas dos cães e outras enfermidades. Renan Medico da Silva, veterinário e proprietário da UTIVet ressalta que é ideal que os cães sejam levados para brincar, ou passear, nos momentos mais frescos do dia: antes das 9h da manhã ou após as 19hs.
“Essa regra é ainda mais importante no caso dos cães que têm focinho curto como Shih-Tzu, Lhasa Apso, Bulldog, Pug, entre outros. Esses cuidados são essenciais para prevenir uma situação grave chamada intermação”, explica.
O profissional, que é pós-graduado em Gastroenterologia de cães e gatos, em Medicina Intensiva e Emergências Veterinárias e fez residência em Clínica Médica de Pequenos Animais, explica que esta afecção é causada pela exposição excessiva ao calor natural ou artificial e pode ser fatal em alguns casos.
“Em casos extremos a intermação pode ocasionar diarreia com sangue. Se aliado a este sintoma o animal apresentar altas temperaturas e estiver muito ofegante ele deve ser avaliado por um profissional, com urgência”.
Os cuidados com a temperatura devem ser redobrados pelo fato de que os cães não têm um bom sistema de resfriamento. “Diferente dos seres humanos que perdem calor facilmente, através da transpiração (glândula sudoríparas), os cães perdem calor através da respiração (sistema bem menos eficiente)”, ressalta.
O veterinário explica que, caso o tutor perceba que o cãozinho está muito ofegante e quente (temperatura retal >40°C) ele deve realizar o resfriamento imediatamente, com banhos gelados, por exemplo. Se ainda assim a situação não se normalizar, o animal deverá ser avaliado por um veterinário que tomará as medidas emergenciais.

Share this :

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *